O vereador Professor Galdino (PSDB) acompanhou, neste domingo, as celebrações do Ano Novo Chinês, que aconteceram nas Ruínas de São Francisco, no Largo da Ordem. O evento, que foi marcado por apresentações de Kung Fu, dança do Dragão e música típica, lembrou a entrada, no calendário chinês, do ano do Dragão – o mais importante da cultura chinesa.
“Esse ano é simbólico para nós, porque, agora em 2012, nós teremos o primeiro Dia do Kung Fu da nossa cidade, que fará um resgate da cultura chinesa, não apenas nas artes marciais, mas em toda a sua diversidade”, comentou o vereador. Ainda de acordo com Galdino, “a cultura chinesa é parte fundamental da diversidade existente no Brasil e se mostra muito forte em Curitiba, onde muitos imigrantes honram nossa cidade com a educação e a força de trabalho tipicamente orientais”, completou.
No próximo dia 11 de abril, Curitiba celebrará o Dia do Kung Fu, para o qual estão sendo organizadas apresentações e oficinas, que pretendem popularizar a arte marcial e reforçar a importância da cultura chinesa no país. Os eventos, que marcarão a data, estão sendo organizados em uma parceria do vereador com a SMELJ (Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude) e a Academia Senda, que colaborou com a construção do projeto de Lei que oficializou a data.
“Estamos trabalhando, e já direcionamos emendas orçamentárias para isso, para que essa data não seja apenas mais um dia no nosso calendário, mas que seja uma oportunidade de levar mais educação e cultura à população. O que mais me atrai no Kung Fu e na cultura chinesa como um todo, é a filosofia de paz e respeito ao próprio corpo, ao meio ambiente e à sociedade e eu acredito que esses valores são pilares fundamentais para a cidade que sonhamos”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário