Como acontece há muitos carnavais, o Largo da Ordem está agitado nesse período que antecede o principal feriado do país. Nos quatro domingos anteriores ao Carnaval, o bloco Garibaldis e Sacis promove um dos principais eventos populares da cidade. O pré-Carnaval do Largo reúne, todos os anos, milhares de pessoas que seguem o bloco ao som de marchinhas, em um verdadeiro resgate ao Carnaval das antigas gerações.
O evento, que faz a alegria de foliões e comerciantes, no entanto, está enfrentando problemas financeiros que podem impedir que o bloco continue movimentando o setor histórico curitibano. De acordo com uma estimativa do grupo, são necessários cerca de 16 mil reais para conseguir manter o bloco na rua neste ano. O valor é para cobrir despesas com o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que administra os direitos autorais das músicas cantadas pelo bloco, e pagar o aluguel do caminhão de som.
O grupo também tem enfrentado dificuldades estruturais, como a falta de acompanhamento da Guarda Municipal e Polícia Militar, limpeza pública e escassez de banheiros químicos. Os problemas, no entanto, não têm diminuído a alegria da festa, que mesmo sem policiamento e Guarda Municipal, fechou o primeiro domingo de folia com apenas um caso de furto e uma de perda de documentos.
De acordo com o vereador Professor Galdino (PSDB), que chegou a destinar 260 mil reais de suas emendas orçamentárias para cultura, no ano anterior, o destino das emendas de 2012 já está definido, mas para o próximo Carnaval o grupo Garibaldis e Sacis já poderá contar com o apoio do vereador. “Já estamos marcando uma reunião com o grupo para discutir um apoio nosso, por meio de emendas, para 2013”, afirmou Galdino que também tomou providências para atender às necessidades estruturais atuais do grupo. “Registrei um ofício e conversei com a diretoria da Guarda Municipal que se comprometeu a acompanhar o evento nos próximos domingos. Para a Polícia Militar encaminhamos um ofício, por meio da Fundação Cultural, para que haja policiamento no evento. Também conversamos com a Secretaria de Turismo que está vendo a viabilidade de aumento do número de banheiros químicos. Estamos correndo para contornar as dificuldades que o grupo está enfrentando o mais rápido possível, afinal este já é um evento tradicional da cidade”, completou o vereador.
Ainda sobre a necessidade de aumento do efetivo de garis na varrição do Largo da Ordem, foi encaminhado um requerimento à Prefeitura que deve avaliar a situação e encaminhar uma resposta nos próximos dias.
Os próximos domingos de folia no Largo da Ordem serão nos dias 29 de janeiro, 05 e 12 de fevereiro. Para conhecer mais sobre o bloco Garibaldis e Sacis, e saber como contribuir para manter o grupo na rua, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário