O vereador Professor Galdino (PSDB) visitou as obras da ciclofaixa na Avenida Marechal Floriano Peixoto, na tarde de hoje. O trecho, que alcançará 4 quilômetros da avenida, ligará o Terminal do Carmo ao viaduto da Linha Verde, devendo ser estendido até a divisa com São José dos Pinhais já em 2012.
“Temos investido, desde o início do nosso trabalho na Câmara Municipal, na adoção da bicicleta como meio de transporte. Fiz minha campanha literalmente pedalando e defendo que Curitiba precisa da bicicleta como meio de locomoção limpo, barato e eficiente”, disse Galdino, que já investiu, nos últimos anos, mais de 55 mil reais em obras para ciclovias.
Toda a extensão da ciclofaixa está recebendo sinalização especial, cor diferenciada e iluminação. A proposta da Prefeitura é interligar o trecho ao restante da rede cicloviária do município, seguindo o que prevê o Plano Diretor Cicloviário. Para isso já estão previstas dezenas de interferências no trânsito de diversos pontos da cidade.
“Somos vanguarda em transporte no país. Não podemos abrir mão das conquistas que o planejamento urbano curitibano já fez, e para isso é preciso modernizar nossas vias e compreender que o futuro está nos meios de transporte alternativos”, disse Galdino, que ainda destacou a importância da questão para Curitiba. “Temos a maior rede cicloviária do país. São 120 quilômetros estendidos por toda a cidade, mas precisamos de mais do que isso”.
Ao longo de 2011 as obras da Prefeitura em ciclovias, ciclofaixas e vias compartilhadas somaram 22,5 quilômetros . O maior investimento ocorreu na Avenida Fredolin Wolf, onde 7,6 quilômetros de ciclovias farão a ligação dos bairros Santa Felicidade, São João e Pilarzinho.
Planejamento Urbano
Também na tarde de hoje, o vereador Professor Galdino esteve, representado por sua assessoria, na primeira reunião do grupo de estudos em mobilidade urbana, no Escritório Verde, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). A proposta do encontro, que reuniu, além da UTFPR, a Universidade Federal do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade Positivo, é coletar ideias para um projeto de extensão multidisciplinar sobre ciclomobilidade, que prevê a criação de uma malha cicloviária interligando as universidades de Curitiba, além do incentivo ao uso do transporte dentro dos câmpus.
Prof Galdino ajudou os trabalhadores na visita às obras:
Nenhum comentário:
Postar um comentário