Professor Galdino

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Prof Galdino participa de comemoração pelos 99 anos da UFPR

O vereador Professor Galdino (PSDB) participou, na noite de ontem, da comemoração pelos 99 anos da Universidade Federal do Paraná, que aconteceu na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. No evento, que contou com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho e diversas autoridades, foi lançado o relógio digital, que ficará fixado na fachada do prédio histórico da universidade, fazendo a contagem regressiva para o centenário.

“A Universidade Federal é um orgulho para nosso Estado e para todo o país. Podemos estufar o peito e dizer que, aqui em Curitiba, temos a primeira universidade do país. Aqui, ensino, pesquisa e extensão são uma realidade, especialmente na área da saúde”, comentou o vereador, que destinou recursos para três hospitais da universidade: Hospital de Clínicas, Hospital do Trabalhador e Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

Também durante o evento, foram entregues homenagens a professores, alunos e funcionários que se destacaram nos últimos anos e o reitor falou sobre a história da instituição e seus planos de expansão para os próximos anos. O evento foi encerrado com uma apresentação do coral da universidade e queima de fogos.

História

No dia 19 de dezembro de 1912, o médico Victor Ferreira do Amaral e Silva iniciou as negociações para a criação da Universidade do Paraná – que inicialmente contou com os cursos de Medicina e Cirurgia, Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia, Comércio, Farmácia, Odontologia e Obstetrícia – as atividades da nova universidade, no entanto, só começaram em 1913, como uma instituição particular. Para a construção do prédio da nova universidade, Victor Ferreira do Amaral fez empréstimos pessoais e, por conta própria, iniciou a construção em um terreno doado pela Prefeitura.

A partir de 1950, a Universidade do Paraná tornou-se uma instituição pública e gratuita, sendo que, com sua federalização, foi iniciada, já em 1953, a construção do Hospital de Clínicas. A expansão também foi marcada pela construção do Complexo da Reitoria, em 1958 e pelo Centro Politécnico, em 1961.

Hoje a Universidade Federal do Paraná é composta por 45 mil pessoas, entre funcionários, estudantes e professores e oferece 96 cursos de graduação, além de especializações, extensões, mestrados e doutorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TwitterPsdb-PrCâmara Municipal de Curitiba
TwitterPsdb-PrCamara