Professor Galdino

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Prof Galdino questiona Prefeitura sobre atendimento em CMEIs

Neste final de semana a Gazeta do Povo fez uma matéria sobre a carência de vagas em creches de Foz do Iguaçu nos finais de semana. A questão trouxe o debate para Curitiba, que já tem o serviço.

No dia 25 de abril, o vereador Professor Galdino (PSDB) encaminhou à Prefeitura um pedido de informações sobre os serviços dos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) nos períodos de férias e após às 19 horas. A solicitação foi feita após reclamações que o gabinete do vereador recebeu de moradores de diversos bairros da cidade, que sentiam falta do serviço.

A Secretaria Municipal de Educação respondeu a indagação do vereador no dia 06 de junho alegando que dos 176 CMEIs – número que já mudou com as inaugurações dos últimos meses – “16 contam com o período integral de 12 horas, com término às 19 horas e ainda quatro unidades com funcionamento até às 23 horas”. A Secretaria ainda levantou a questão da necessidade da convivência familiar da criança, o que não ocorre quando ela está presente na creche por 12 horas. De acordo com o município, todas as creches garantem a permanência da criança por um período mínimo de 11 horas (das 7 às 18 horas).

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, no mês de dezembro “são realizadas consultas aos pais que necessitam que seus filhos permaneçam no mês de janeiro, participando de atividades neste período, de acordo com a demanda diagnosticada”. De acordo com a Secretaria, em janeiro 28 CMEIs funcionaram como colônias de férias atendendo mais de 2 mil crianças.


Investimentos na Vila Verde

Atendendo às solicitações dos moradores da Vila Verde, na Cidade Industrial, o vereador Professor Galdino (PSDB) encaminhou à Prefeitura um requerimento para a instalação de uma nova creche na região.

No momento estão em construção pelo menos quatro novos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) na Cidade Industrial, o que gerará 650 novas vagas nos conjuntos habitacionais do Arroio, Corbélia, Aquarela e Flamboyant, sendo que este último já está em fase de finalização. Ainda nesse mês, foi inaugurado o CMEI Miguel Arraes, no Diadema, que abriu 200 novas vagas.

“O investimento na educação básica é fundamental para a formação de nossas crianças. Foi-se o tempo em que se percebia o ensino pré-escolar como algo minoritário, ele é uma importante parte do processo educacional”, disse o Professor Galdino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TwitterPsdb-PrCâmara Municipal de Curitiba
TwitterPsdb-PrCamara