O vereador Professor Galdino (PSDB) encaminhou, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma solicitação de parecer técnico sobre a viabilidade de implantação do Projeto de Lei n° 005.00139.2009 que cria uma política de incentivo ao uso dos telhados verdes em Curitiba.
O texto do projeto “autoriza o Poder Executivo a criar mecanismos de incentivo a implantação de sistemas de naturação, chamados ‘telhados verdes’, nas coberturas de edificações”. A proposta, que foi protocolada em julho de 2009, já foi aprovada pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação; Economia, Finanças e Fiscalização e pela Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente. O debate agora deve seguir para o Plenário da Câmara Municipal de Curitiba para votação.
O sistema de telhado verde proporciona uma série de benefícios à qualidade de vida no meio urbano como a redução da poluição do ar; da poluição sonora, já que serve como isolamento acústico, aumento da absorção de água na cidade, o que reduz a possibilidade de enchentes; isolamento térmico, o que reduz o uso de aparelhos de ar condicionado, resultando em um melhor aproveitamento da energia elétrica; redução das chamadas ilhas de calor, comuns em grandes centros urbanos; dentre outros benefícios.
“Curitiba é uma cidade de vanguarda em políticas de respeito ao meio ambiente. A adoção de uma Lei de incentivo ao uso do telhado verde seria mais um avanço que resultaria em aumento da qualidade de vida”, comentou Galdino.
Os telhados verdes já são uma realidade em projetos modernos de Curitiba e de todo o país. Um exemplo está no escritório verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde uma série de tecnologias sustentáveis podem ser conferidas pela população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário