Professor Galdino

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A democracia e o comércio de notícias

Uma avalanche de denúncias tem tomado espaço na imprensa, envolvendo todas as instâncias de poder. Hoje o deputado Nereu Moura (PMDB) levantou um questionamento sobre isso no Jornal Impacto Paraná. O deputado questionou até que ponto essas denúncias somam para a sociedade, questionamento a que tenho que me solidarizar.

Assim como fez o deputado, reconheço o imprescindível valor que a imprensa tem na construção de nossa democracia, mas questiono também a atuação da mesma na divulgação de muitas denúncias que, muitas vezes, não passam de especulações utilizadas para vender notícia. Eu mesmo, em minha trajetória sofri denúncias das quais fui inocentado em juízo e que – ao custo do aumento da venda de jornais – respondo ainda hoje nas ruas, já que os mesmos jornais que acusaram, hoje não divulgam os pareceres jurídicos que comprovaram minha inocência.

O deputado falou sobre o prejuízo que essa onda de denúncias pode trazer à construção da democracia. A série de escândalos acaba emperrando as discussões do Congresso com casos que, muitas vezes, não resultam em nada e geram descrédito da população em relação aos seus representantes.

Tal situação é fruto de uma política contaminada pelo egocentrismo, essa sim, uma herança maldita que recebemos da visão coronelista de nossos antigos representantes. A democracia moderna, ao contrário do que temos visto nas manchetes dos jornais, deve ser pautada no altruísmo. É a partir da percepção do coletivo acima do individual que entendemos as políticas públicas e compreendemos que mais do que uma percepção tecnicista, cabe ao representante do povo estar sensível às demandas da sociedade. Enquanto tivermos em nossos plenários e tribunais a discussão de salários, comissões e benefícios tramitando em regime de urgência, não teremos uma democracia de fato: aquela com que sonharam os pensadores mais vanguardistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TwitterPsdb-PrCâmara Municipal de Curitiba
TwitterPsdb-PrCamara