O vereador Professor Galdino (PSDB) esteve hoje no Salão de Atos do Parque Barigüi para acompanhar, ao lado de diversas autoridades, o anúncio da presidente da República, Dilma Rousseff, de investimentos no metrô de Curitiba. O governo federal investirá cerca de 1 bilhão de reais na obra, o maior investimento em uma só demanda da história da cidade, como comentou o prefeito Luciano Ducci.
Para o prefeito, a data fica marcada na história como “o dia em que nós curitibanos conquistamos o metrô”. O governador Beto Richa lembrou que Curitiba já é referência internacional em transporte coletivo e que o projeto do metrô será integrado à rede de transporte já existente na cidade.
“Vim participar desse momento de oficialização do repasse de recursos não apenas como vereador, mas, sobretudo como cidadão usuário do transporte coletivo da cidade. Hoje temos um sistema eficiente de transporte coletivo, mas não podemos parar, é por isso que somos vanguarda. É preciso investir pensando a longo prazo e o metrô é um investimento a longo prazo”, comentou Galdino.
A presidente Dilma Rousseff disse que “o metrô é um instrumento de democratização do espaço urbano”. De acordo com ela, não é mais possível compreender a cidade como um espaço somente para carros. “Não podemos ser um país que segrega o transporte público, dizendo que esse é para as classes populares”, explicou.
O projeto do metrô curitibano terá um custo total de 2,25 bilhões de reais e terá, em seu primeiro trecho, 14 quilômetros de extensão, partindo da Cidade Industrial, na zona sul, e seguindo até a Estação Rua das Flores, no centro da cidade. O prazo para a conclusão das obras deste primeiro trecho é 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário