Professor Galdino

terça-feira, 14 de junho de 2011

Professor Galdino processa deputado Aciolli

O vereador Professor Galdino (PSDB) entrou hoje na Justiça contra o deputado estadual José Roberto Aciolli dos Santos (PV) pelos crimes de calúnia, injúria e difamação. Depois de ser declarado inocente pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Galdino processa Aciolli pelas diversas acusações e ataques feitos em seu programa 190, na rede CNT de televisão.

“Não queremos impedir o exercício do bom jornalismo, nem impedir que se façam denúncias. A imprensa é uma aliada da sociedade e não uma adversária. O que não podemos aceitar é que se façam denúncias infundadas apenas para o aumento da audiência por meio do sensacionalismo. Hoje sou eu a vítima desse indivíduo e amanhã será quem?”, questiona Galdino, que também exige direito de resposta no programa. Ainda segundo o vereador, as acusações feitas por Aciolli em seu programa foram além da ética jornalística e atentaram contra a moral e a dignidade dele, utilizando, inclusive, ofensas pessoais. “Por audiência, ele foge do bom jornalismo, ele cursou uma faculdade de jornalismo? Porque no site do TSE consta apenas ensino fundamental na formação dele”, completa o vereador.

O programa de Aciolli vai ao ar em duas edições diárias, pela manhã e no horário do almoço. Em ambos os horários foram feitas as acusações que atentaram contra a imagem do vereador. Mesmo Galdino sendo inocentado integralmente e por unanimidade pelo TRE, as acusações feitas por Aciolli surtiram um efeito incalculável. “Ainda hoje sou hostilizado muitas vezes nas ruas por crimes que não cometi e dos quais já fui declarado inocente pela Justiça”, afirma.

Se for condenado pelo crime de calúnia, Aciolli – que já reponde judicialmente pela acusação de homicídio no Tribunal do Júri – poderá pegar pena de seis meses a dois anos, mais multa. Pelo crime de difamação, a pena varia entre três meses e um ano de detenção e multa, já o crime de injúria prevê pena de seis meses a um ano de detenção mais multa. Todos os crimes podem ser agravados por terem sido cometidos em um meio que facilitou a divulgação. O aumento das penas pode chegar a até 1/3, dependendo da compreensão do juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TwitterPsdb-PrCâmara Municipal de Curitiba
TwitterPsdb-PrCamara