A fim de informar melhor a população acerca dos benefícios do Código Florestal Municipal, o
Professor Galdino (PSDB), por meio do seu gabinete, reuniu-se com a Secretaria do Meio Ambiente, na última semana.
O Código prevê
abatimento no IPTU (Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana) para moradores que mantiverem árvores e áreas verdes em suas propriedades. Para aqueles que possuírem
bosques ou áreas de preservação ambiental, o abatimento pode ser de 10% a 100%. No caso de moradores que possuam araucárias adultas, por exemplo, o desconto pode chegar a 50%, caso haja mais de cinco árvores no terreno; cada caso é analisado separadamente.
“Muitas pessoas desconhecem os incentivos que a cidade oferece para a preservação do meio ambiente. É importante divulgar o máximo possível, afinal de contas, quem ganha com isso é o cidadão”, afirma Galdino.
Também de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, as áreas verdes em torno da cidade estão reduzidas, fato que motiva ações de arborização. O andamento desse processo, no entanto, é dificultado muitas vezes por questões relativas à infra-estrutura como tubulações, fiações e calçadas, o que requer grande planejamento.
Apenas em 2011 a Prefeitura de Curitiba emitiu 544 mil carnês de IPTU, destes, 16.913 receberam algum tipo de abatimento ou isenção total em virtude do Código Florestal. Em 2010, foram recebidas 539 solicitações de redução, de acordo com a Secretaria, sendo que apenas 98 não foram atendidos; eles não se enquadravam nos parâmetros definidos pelo Código.
Nenhum comentário:
Postar um comentário